INSS: idade mínima e pontos se aposentar sobem em 2026
[VT Notícias]janeiro 05, 2026
VT Notícias: As normas que regulam as aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social entram em uma nova fase a partir de 1º de janeiro de 2026. As mudanças atingem, sobretudo, trabalhadores que já contribuíam antes da Reforma da Previdência, sancionada em 2019, e fazem parte do calendário gradual de ajustes previsto na legislação.Dois critérios de transição terão novas exigências: o que considera idade mínima progressiva e o cálculo por pontuação. No primeiro caso, o acesso ao benefício ficará mais distante. Homens precisarão alcançar 64 anos e meio, enquanto mulheres deverão ter ao menos 59 anos e meio, além de cumprir o tempo mínimo de recolhimento ao sistema previdenciário.
Outra alteração recai sobre a regra dos pontos, que soma a idade do segurado ao período de contribuição. Em 2026, o patamar sobe para 103 pontos no caso masculino e 93 no feminino, elevando a necessidade de permanência no mercado formal para quem pretende se aposentar por essa via.
Permanece em vigor, ainda, o chamado pedágio de 100%. Essa alternativa obriga o trabalhador a contribuir por um período equivalente ao dobro do tempo que faltava, em novembro de 2019, para atingir os requisitos da antiga aposentadoria por tempo de serviço.
Com as atualizações anuais, especialistas recomendam atenção redobrada ao planejamento previdenciário. Entender as regras em vigor pode evitar perdas financeiras e decisões precipitadas diante de um cenário cada vez mais rigoroso para a concessão do benefício.
0 Comentários