Advogado arapiraquense ganha destaque nacional ao valorizar legado do cantor Kara Véia
[VT Notícias]janeiro 14, 2026
VT Notícias: Nos últimos meses, o cantor Edvaldo José de Lima, conhecido nacionalmente como Kara Véia, tem recebido reconhecimento em âmbito nacional por sua contribuição histórica à cultura das vaquejadas. Sua obra e trajetória passaram a ser destacadas por especialistas e por veículos da imprensa, culminando no reconhecimento oficial como patrimônio cultural imaterial do Estado de Alagoas.O fortalecimento do legado do artista tem contado com a atuação direta de suas filhas, responsáveis pela preservação e divulgação da memória de Kara Véia. Nesse processo, elas contam com o apoio jurídico do advogado arapiraquense Jair Lopes Ferreira da Silva, que tem sido apontado como peça fundamental na valorização institucional e cultural do nome do cantor.
Em entrevista à reportagem, Jair Lopes afirmou que o trabalho vai além da atuação profissional. “Sou admirador da obra de Kara Véia e considero uma honra defender o legado da família. Elas são pessoas dedicadas, e procuro sempre ouvir com atenção e tratar os problemas como se fossem meus”, destacou.
O reconhecimento do artista também tem alcançado grandes nomes da música brasileira. Cantores como João Gomes e Wesley Safadão já manifestaram publicamente respeito e admiração pela importância histórica de Kara Véia para a cultura nordestina e para o universo das vaquejadas.
Além da atuação na área cultural, Jair Lopes também possui destaque no direito eleitoral. Ele esteve à frente do processo que resultou na cassação de três vereadores e de toda a chapa do MDB no município de Craíbas, por fraude à cota de gênero — decisão posteriormente confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL).
0 Comentários