PIX passa a contar com novo mecanismo de devolução para vítimas de fraudes
[VT Notícias]novembro 23, 2025
VT Notícias: Entram em vigor neste domingo (23) as novas regras do Banco Central que reforçam a segurança do PIX e ampliam as possibilidades de devolução de valores para vítimas de fraudes, golpes ou situações de coerção. As mudanças integram um pacote de aprimoramentos do sistema e tornarão o rastreamento de operações mais eficiente.Antes, a devolução só podia ser realizada a partir da conta usada diretamente na fraude. O problema é que criminosos costumam sacar ou transferir rapidamente o dinheiro para outras contas, dificultando o bloqueio e impedindo a recuperação dos valores.
Com o novo mecanismo — opcional até 2 de fevereiro de 2026, quando se torna obrigatório — o sistema de devolução do PIX passa a rastrear o caminho completo do dinheiro. Isso permitirá identificar contas envolvidas mesmo após o valor sair da conta original do golpista, aumentando significativamente as chances de recuperar os recursos desviados.
O Banco Central afirma que as mudanças fortalecem a rede de proteção aos usuários e tornam o PIX ainda mais seguro diante do avanço de fraudes digitais.
0 Comentários