Não mudou nada: OpenAl nega que ChatGPT tenha parada de dar orientações médicas e jurídicas
[VT Notícias]novembro 04, 2025
VT Notícias: A OpenAI desmentiu, na segunda-feira (3), um rumor que circula nas redes sociais sobre uma suposta mudança no funcionamento do ChatGPT. Publicações afirmavam que a ferramenta de inteligência artificial teria deixado de oferecer respostas relacionadas a temas jurídicos e médicos após uma atualização recente. A informação, no entanto, é falsa.Karan Singhal, chefe de IA em saúde da OpenAI, esclareceu em um post na rede X que “o comportamento do modelo permanece inalterado”. Segundo ele, o ChatGPT nunca teve o papel de substituir o aconselhamento profissional, mas segue sendo um meio útil para ajudar usuários a entenderem informações de forma acessível e confiável.
O mal-entendido surgiu após a publicação, em 29 de outubro, de um documento que reafirma as regras de uso da plataforma, incluindo a proibição de oferecer orientações personalizadas que exijam licença profissional, como consultoria médica, jurídica ou financeira, sem supervisão de um especialista habilitado. A restrição, contudo, não é nova e já estava prevista desde janeiro de 2025 nas políticas da empresa.
Em resumo, o ChatGPT continua podendo explicar conceitos e esclarecer dúvidas sobre direito e saúde, desde que dentro do limite educativo e informativo — e não como substituto de um médico ou advogado.
0 Comentários