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Enem 2025 provoca reflexão sobre envelhecimento e políticas para idosos, dizem docentes


  VT Notícias: O tema da redação do Enem deste ano — “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” — repercutiu positivamente entre educadores, que destacam a relevância do debate sobre o etarismo e os desafios enfrentados por uma população cada vez mais idosa. Para professores de redação, a escolha estimula reflexões sobre o preconceito etário, a proteção dos direitos das pessoas idosas e a urgência de políticas públicas voltadas a essa parcela crescente da sociedade.

A professora Bárbara Soares, de Brasília, considera que o exame cumpriu bem o papel de provocar discussões sobre vulnerabilidades sociais e desigualdades. Segundo ela, o tema convida os estudantes a pensarem em como o envelhecimento expõe falhas nas estruturas de cuidado e na garantia de direitos básicos. “O Enem lança luz sobre um problema que vai muito além da idade, envolve dignidade e justiça social”, avalia.

No Rio de Janeiro, o professor Thiago Braga lembra que, até 2070, cerca de 40% dos brasileiros terão mais de 60 anos. Para ele, o assunto é essencial para compreender as transformações demográficas do país e repensar o conceito de produtividade. “A escola já vem discutindo essas mudanças, e o Enem amplia essa reflexão para todo o país”, afirma.

A docente Rayana Roale ressalta que o tema é acessível e permite aos candidatos desenvolver argumentos com base em informações amplamente conhecidas, como o Estatuto da Pessoa Idosa e os desafios do mercado de trabalho. Já Michele Marcelino, de São Paulo, considera que a proposta “acerta em cheio” ao colocar o envelhecimento como pauta de relevância social. Para ela, o preconceito contra pessoas mais velhas ainda é uma barreira silenciosa que precisa ser debatida com seriedade.

A presidente da UNE, Bianca Borges, também elogia a escolha, destacando que o envelhecimento da população exige um novo olhar sobre inclusão, previdência e saúde pública. Ela lembra ainda que cada vez mais idosos voltam às salas de aula para realizar o sonho de estudar. “Ver pessoas com 60, 70 ou até 80 anos na universidade é uma conquista que simboliza o direito de aprender em qualquer fase da vida”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil

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