VT Notícias: O Governo da Bahia anunciou nesta terça-feira (11) a abertura de 60 vagas para estudantes de baixa renda interessados em cursar Medicina em Cuba. O programa, coordenado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos, garante bolsas integrais e inclui despesas com matrícula, mensalidades, moradia, alimentação, passagens aéreas, seguro de saúde e uma ajuda de custo mensal.
As inscrições estarão abertas de 17 a 21 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pela internet. Podem participar brasileiros preferencialmente residentes em áreas rurais da Bahia que comprovem baixa renda e histórico de envolvimento em ações sociais. Para concorrer, é necessário ter concluído o ensino médio, ter no mínimo 18 anos, possuir passaporte válido e apresentar carta de recomendação de movimento social.O processo seletivo será realizado por meio da análise do histórico escolar ou das notas do Enem, além de uma carta de intenção. Os selecionados deverão assumir o compromisso de, após a formação em Cuba, atuar por pelo menos dois anos em comunidades rurais ou regiões com escassez de profissionais de saúde na Bahia.
O curso tem duração de seis anos e faz parte de uma política estadual que busca ampliar o acesso de jovens de origem humilde à formação médica, ao mesmo tempo em que reforça a presença de médicos em locais de difícil acesso.

0 Comentários