Anotações no celular de pastor ligado a Rodrigo Manga indicam expansão de suposto esquema de propina em Sorocaba, diz PF
[VT Notícias]novembro 16, 2025
VT Notícias: Anotações encontradas no bloco de notas do celular de Josivaldo Batista de Souza — conhecido como “bispo” e pastor evangélico, além de concunhado do prefeito afastado de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos) — indicam que o suposto esquema de propinas investigado pela Polícia Federal vai muito além dos contratos da Saúde que originaram a Operação Copia e Cola.De acordo com relatório sigiloso da PF ao qual o Metrópoles teve acesso, os registros apontam movimentações relacionadas a pelo menos cinco empresas que prestam serviços à prefeitura e ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), além de menções a sete secretários ou ex-secretários municipais da atual gestão.
As anotações, consideradas pela PF como parte de uma “contabilidade paralela”, registram entradas e saídas de valores entre dezembro de 2024 e abril de 2025. Entre os nomes identificados pelos investigadores estariam referências à City Transportes Urbanos, ao Consórcio Sorocaba Ambiental, à Eteng Engenharia e Serviços, à Unica Sorocaba Vigilância e Segurança Patrimonial e à Amhemed Assistência em Saúde. Nenhuma dessas empresas foi alvo de mandados de busca na fase mais recente da operação.
Na primeira etapa da Operação Copia e Cola, deflagrada em abril, a PF encontrou R$ 700 mil em dinheiro vivo dentro de uma caixa de papelão no porta-malas de um carro de Josivaldo. Em outro veículo ligado ao pastor, os agentes localizaram dois envelopes, um deles identificado com o nome “Ahmemed” e contendo R$ 40 mil. A contabilidade paralela também registrava a anotação “42 hamamed”, que a polícia considera relacionada à mesma empresa.
0 Comentários