VT Notícias: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais, na noite da última quarta-feira (29), para comentar a megaoperação policial realizada nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, que terminou com mais de 120 mortos — o maior número já registrado em uma ação do tipo no estado.
Em tom de indignação, Lula afirmou que o país não pode naturalizar a presença do crime organizado nem permitir que ele continue “destruindo famílias e oprimindo comunidades”. O presidente defendeu uma atuação coordenada entre as forças de segurança, com foco em atingir as estruturas do tráfico, mas sem colocar em risco a vida de policiais e de moradores.
Ele também reforçou a necessidade de uma política de integração entre governos estaduais e a União no combate à violência, citando a PEC da Segurança — proposta de emenda constitucional enviada pelo Executivo ao Congresso, mas que segue parada desde abril. Segundo Lula, o texto é essencial para garantir que as diferentes corporações trabalhem de forma conjunta no enfrentamento às facções criminosas.
A declaração ocorre em meio à repercussão da operação considerada a mais letal da história do Rio, que reacendeu o debate sobre os limites da ação policial e a urgência de políticas públicas mais eficazes de segurança.

0 Comentários