Apenas 6% das guardas municipais de Pernambuco utilizam armas de fogo, revela estudo do Ministério da justiça
[VT Notícias]outubro 24, 2025
VT Notícias: Pernambuco está entre os estados onde as guardas municipais menos utilizam armas de fogo no país. De acordo com um levantamento inédito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, apenas uma pequena parcela — 6,38% das corporações — atua armada. O índice é muito inferior à média brasileira, que passa dos 40%, e deixa o estado à frente apenas de Rondônia e do Rio de Janeiro, que praticamente não contam com guardas armadas.O estudo, conduzido pela Universidade Federal de Viçosa em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, faz parte de uma iniciativa do governo federal que pretende investir R$ 171 milhões para fortalecer a segurança pública em nível municipal. A ideia é ampliar a presença das guardas nas ruas e melhorar a estrutura dessas corporações.
Em Pernambuco, quase metade das cidades possui guarda municipal organizada, incluindo Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e municípios do Agreste e do Sertão. Mesmo assim, pouco mais de 40 delas participaram do levantamento, o que reduz a precisão dos dados sobre o estado.
No cenário nacional, foram identificadas 1.238 guardas municipais, mas apenas pouco mais da metade respondeu à pesquisa. O Nordeste concentra a maior quantidade dessas corporações, embora o Sul e o Centro-Oeste liderem quando se trata de efetivos armados.
0 Comentários